sábado, 27 de outubro de 2012

OUTRAS PARTICIPAÇÕES NO FÓRUM

2 - Atividade 1.2

Objetivo:Atividade 1.2 Fórum: Diálogo Teórico Data de realização: :18/10/2012 a 07/11/2012 Querid@s cursistas, Fazendo um resgate histórico, vamos conhecer as ideias de alguns educadores que influenciaram a educação. Nesse percurso, ficam evidenciados os princípios que surgiram como ideário de educação, sendo que muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula. Utilizem esse espaço para compartilhar com os colegas, suas considerações, analisando as ideias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto. Lembre-se de comentar, no mínimo, a postagem de 02 colegas. Vamos compartilhar nossas reflexões sobre tais pressupostos com os colegas da turma tomando por base a seguinte orientação didática: 1. Sortearemos entre os cursistas os nomes dos 10 teóricos abordados no módulo (ao invés dos 10 cada cursista estudará um teórico, no mínimo, é claro!), aprofundará no estudo de suas ideias, consultando as fontes sugeridas ou outras que tiver acesso; 2. Após as leituras e reflexões suscitadas destaque um aspecto considerado importante e compartilhe com os colegas no fórum as idéias convergentes destes educadores em torno do conceito de Projeto. Bom diálogo e boa interação! Precisando estarei por aqui. Abraços, André Rocha.

Rosana de Lima Silva
Enviada em Oct 24 2012 08:17:49:000PM

Paulo Campos de Oliveira Oct 22 2012 08:21:16:000PM
Paulo Freire (1921-1997) o mais famoso e reconhecido educador brasileiro, nasceu em Pernambuco, defendia que a educação servia para ajudar o aluno a ler o mundo para poder transformá-lo. Um dos seus trabalhos mais conhecido é o método de alfabetização de adultos, as palavras que seriam usadas para alfabetizar surgiam da vida cotidiana e política do educando, por exemplo, se o educando trabalhasse na roça poderia surgir nesse processo a palavra “colheita”. Freire dizia que ninguém aprende sozinho, o aluno juntamente com o professor aprendem com mediação do mundo. O seu livro mais conhecido é “Pedagogia do oprimido” nesse trabalho ele critica duramente a pedagogia de acúmulo de conteúdo e defende veemente a educação como libertação das classes sociais oprimidas.



Paulo Freire encanta, desperta o gosto pelo saber, promove e incentiva o debate em torno das principais questões relacionadas à educação. Segundo Paulo Freire, a educação é uma prática política tanto quanto qualquer prática política é pedagógica. Não há educação neutra. Toda educação é um ato político. Assim, sendo, os educadores necessitam construir conhecimentos com seus alunos tendo como horizonte um projeto político de sociedade. Os professores, são, portanto, profissionais da pedagogia da política, da pedagogia da esperança. Paulo Freire é um educador com profunda consciência social. Revolucionou a educação com suas ideias e princípios. Eu o admiro muito. E o melhor de tudo é que ele é brasileiro. Que orgulho!
Rosana de Lima Silva
Enviada em Oct 24 2012 07:17:44:000PM

Ivani Aparecida Silva de Abreu Oct 23 2012 10:34:02:000AM
Johann Heinrich Pestalozzi Seu pai morreu quando ainda era criança, foi criado pela mãe, sua família empobreceu. As dificuldades para sobreviver fortaleceram sua alma ainda na infância. Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre ricos e pobres. Pestalozzi fez de sua casa na fazenda uma escola. Escreveu "As Horas Noturnas de um Ermitão". A este livro seguiu-se sua obra-prima: Leonardo e Gertrudes ("Leonard und Gertrud" – 1781), um conto onde narra a reforma gradual feita primeiro numa casa, depois numa aldeia, frutos dos esforços de uma mulher boa e dedicada. A obra foi um sucesso na Alemanha, e Pestalozzi saiu do anonimato. O horror da guerra: nasce o "Método Pestalozzi". A invasão francesa da Suíça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heróico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitos deles num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Durante o inverno cuidava delas pessoalmente com extremada devoção, mas, em junho de 1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos. Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.


Paulo Campos de Oliveira Oct 23 2012 06:17:15:000PM
Pestalozzi dizia que o homem passa por três estados de desenvolvimento moral:Estado natural, Estado social e Estado moral. Foi um grande educador e referência em todo mundo, e foi um dos percussores da educação para todas as classes sociais.



Pestalozzi contribuiu para a formulação do pensamento pedagógico moderno e, de modo particular, para o surgimento da pedagogia social. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar, como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. "A vida educa. Mas a vida que educa não é uma questão de palavras, e sim, de ação. É atividade." Johann Heinrich Pestalozzi
Rosana de Lima Silva
Enviada em Oct 24 2012 06:20:20:000PM


FREINET Educador francês que desejava criar um sistema democrático de educação, livre de contradições sociais. Para ele, a escola tradicional era fechada, contrária à descoberta, ao interesse e ao prazer da criança e a escola nova também, principalmente os modelos Decroly e Montessori, eram criticados por Freinet. Seu objetivo básico era desenvolver uma escola popular. Freinet foi criador, na França, do movimento da escola moderna. O movimento pedagógico fundado por ele caracteriza-se por sua dimensão social, evidenciada pela defesa de uma escola centrada na criança, que é vista não como um indivíduo isolado, mas fazendo parte de uma comunidade. A escola por ele concebida é vista como elemento ativo de mudança social e é também popular por não marginalizar as crianças das classes menos favorecidas. Este educador questionava a definição de materiais, de locais e de condições especiais para a realização do trabalho pedagógico. Propõe o trabalho/jogo como atividade fundamental, com técnicas construídas com base na experimentação e documentação, que dão à criança instrumentos para aprofundar seu conhecimento e desenvolver sua ação. Algumas técnicas da pedagogia de Freinet: o desenho livre, o texto livre, as aulas-passeio, a correspondência interescolar, o jornal, o livro da vida (diário e coletivo), o dicionário dos pequenos, o caderno circular para os professores, etc. Essas técnicas têm como objetivo favorecer o desenvolvimento dos métodos naturais da linguagem (desenho, escrita, gramática), da matemática, das ciências naturais e das ciências sociais. Porém, essas técnicas não são um fim em si mesmas, e sim, momentos de um processo de aprendizagem que, ao partir dos interesses mais profundos da criança, propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento. Sua proposta é centralizada na criança e baseada sobre alguns princípios:- senso de responsabilidade- senso cooperativo- sociabilidade- julgamento pessoal- autonomia- expressão- criatividade- comunicação- reflexão individual e coletiva- afetividade Célestin Freinet foi um importante teórico da questão ensino-aprendizagem. Ele difundiu a idéia de que a escola precisa estar trabalhando em conjunto, ou seja, num sistema cooperativista por ações conjuntas a um único propósito, qual seja; o de formar cidadãos capazes de modificar, com ações concretas, o momento histórico da humanidade
Paulo Campos de Oliveira
Enviada em Oct 23 2012 06:17:15:000PM

Ivani Aparecida Silva de Abreu Oct 23 2012 10:34:02:000AM
Johann Heinrich Pestalozzi Seu pai morreu quando ainda era criança, foi criado pela mãe, sua família empobreceu. As dificuldades para sobreviver fortaleceram sua alma ainda na infância. Ele conheceu de perto o preconceito social e teve de lutar muito para se tornar conhecido numa sociedade dividida entre ricos e pobres. Pestalozzi fez de sua casa na fazenda uma escola. Escreveu "As Horas Noturnas de um Ermitão". A este livro seguiu-se sua obra-prima: Leonardo e Gertrudes ("Leonard und Gertrud" – 1781), um conto onde narra a reforma gradual feita primeiro numa casa, depois numa aldeia, frutos dos esforços de uma mulher boa e dedicada. A obra foi um sucesso na Alemanha, e Pestalozzi saiu do anonimato. O horror da guerra: nasce o "Método Pestalozzi". A invasão francesa da Suíça em 1798 revelou-lhe um caráter verdadeiramente heróico. Muitas crianças vagavam no Cantão de Unterwalden, às margens do Lago de Lucerna, sem pais, casa, comida ou abrigo. Pestalozzi reuniu muitos deles num convento abandonado, e gastou suas energias educando-os. Durante o inverno cuidava delas pessoalmente com extremada devoção, mas, em junho de 1799, o edifício foi requisitado pelo invasor francês para instalar ali um hospital, e seus esforços foram perdidos. Pestalozzi foi um dos pioneiros da pedagogia moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, num tempo em que o ensino era privilégio exclusivo.



Pestalozzi dizia que o homem passa por três estados de desenvolvimento moral:Estado natural, Estado social e Estado moral. Foi um grande educador e referência em todo mundo, e foi um dos percussores da educação para todas as classes sociais.

MAIS EDUCADORES QUE INFLUENCIARAM NA EDUCAÇÃO

VANIRA VIEIRA DE FRANcA
Enviada em Oct 27 2012 11:22:11:000AM

Vilma Maximo e Souza Oct 26 2012 03:46:58:000PM
Friedrich Wilhelm August Froebel ( O Percursor dos Jardins- de- Infancia) ( 1782-1852) Nasceu na Alemanha, seus princípios filosóficos apontam um ser protestante, com espírito profundamente religioso que desejava manifestar ao exterior o que lhe acontecia interiormente o verdadeiro amor que ele sentia por Deus. Filho de pastor ficou órfão de mãe aos nove meses, criado por um tio teve sua infância marcada pela solidão, isto fez com que dedicasse em aprender matemática e a linguagem e explorar as florestas onde morava. Tornou-se professor após cursar na Universidade de Jena algumas matérias. Foi convocado para guerras napoleônicas. Trabalhou com Pestalozzie, embora influenciado por ele, foi totalmente independente e crítico, formulando seus próprios princípios educacionais, seus ideais educacionais foram considerados politicamente radicais. Em 1816, criou sua primeira escola em Griesheim, o país era a Alemanha, nação que estava ingressando na produção industrial capitalista, preocupado com a educação das crianças e com a formação do homem. Depois de dois anos transferiu sua escola para Keilhau ,onde idealizou e colocou suas teorias pedagógicas em prática. Em 1826, publicou seu mais importante livro, ‘A Educação do Homem.´ E foi morar na Suíça, onde dirigiu orfanato e treinou professores. Com tantas experiências o educador fundou o primeiro jardins-de-infancia em 1837, em Blankenburg, destinados a crianças menores de 8 anos, um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase decisiva na formação do ser humano. Ao mesmo tempo em que dedicava a sua escola também foi administrador da gráfica onde imprimia instruções de brincadeiras e canções para serem aplicadas nas escolas. Em 1851, na Prússia o educador foi confundido com sobrinho esquerdista e o governo proibiu as atividades dos jardins-de-infancia, no ano seguinte veio a falecer, mas o banimento só foi suspenso em 1860. Sobre os conceitos educacionais do filósofo John Dwey Nos Estados Unidos e na Europa rapidamente se expandiram os jardins-de-infancia. Froebel defendia a ideia que a criança fosse como uma sementinha divina que precisava de cuidados especiais e expostos às condições favoráveis em seu meio ambiente, desabrocharia sua divindade interior em um clima de amor, assim estariam livres para aprender para si, e para os outros. A natureza era a manifestação de Deus no mundo terreno e se manifestava em tudo que nela existia. A Escola Froebeliana caracterizava-se por atividades e brincadeiras como: canto, pinturas, jardinagem, palestras, jogos, gravuras e ouvir histórias trabalhos manuais que consistiam em exercício sensório-motor. O educador valorizava a vida da criança como um todo, propiciava o desenvolvimento máximo da criança e sua integração social, a natureza deve fazer parte da aprendizagem. Depois de analisar varias crianças previu uma educação que ao mesmo tempo permitia o treino de habilidades que a criança já possuía e o surgimento de novas, criou material pedagógico muito rico: ‘os dons’ e ‘as ocupações’ construído por sólidos geométricos. As técnicas utilizadas hoje nas escolas devem muito Friedrich Wilhelm August Froebel. Para ele as brincadeiras são o primeiro recurso no caminho da aprendizagem, um dos primeiro pedagogo a falar na autoeducação.


FRANCISCA DAS CHAGAS MENEZES SUGIMOTO Oct 26 2012 08:39:01:000PM
Friedrich Wilhelm August Froebel criou o primeiro jardim de infância onde as crianças tinham que ser tratadas como se fossem plantinhas que necessitavam de cuidados desde a semeadura, e o professor era o jardineiro, fazendo toda poda necessária. Acreditava que a criança era digna de ser tratada como filho de Deus, e num clima de compreensão e liberdade.



A escola, para Froebel, é o lugar onde a criança deve aprender as coisas importantes da vida, os elementos essências da verdade, da justiça, da personalidade livre, da responsabilidade, da iniciativa, das relações causais e outras semelhantes, não as estudando, mas vivendo-as. Para que tal vivência ocorra, Frobel considera de muita importância o brinquedo, o trabalho manual e o estudo da natureza, enquanto processos espontâneos na criança e, ao mesmo tempo, meios educativos. Por esses pensamentos Froebel pode ser considerado um importante estudioso para educação Infantil.
VANIRA VIEIRA DE FRANcA
Enviada em Oct 27 2012 11:16:36:000AM

sorahia oliveira silva Oct 25 2012 01:38:20:000PM
Johann Pestalozzi Johann Pestalozzi, nasceu em Zurique, Suíça, em 1946 e faleceu em 1827.Exerceu grande influência no pensamento educacional e foi um grande adepto da educação pública. Democratizou a educação, proclamando ser o direito absoluto de toda criança, proclamando ser o direito absoluto de toda criança ter plenamente desenvolvidos os poderes dados por Deus. Seu entusiasmo obrigou governantes a se interessarem pela educação das crianças das classes desfavorecidas. Para ele a escola deveria aproximar-se de uma casa bem organizada, pois o lar era a melhor instituição, base para a formação moral, política e religiosa. Em sua escola, mestre e alunos permaneciam juntos o dia todo, dormindo em quartos comuns. Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança. A criança, na visão de Pestalozzi, se desenvolve de dentro para fora, para ele um dos cuidados principais do professor deveria ser respeitar os estágios de desenvolvimento pelos quais a criança passa. Dar atenção à sua evolução, às suas aptidões e necessidades, de acordo com diferentes idades, era para ele parte de uma missão maior do educador, a de saber ler e imitar a natureza em que o método pedagógico deveria se inspirar. A criança, na sua concepção, era um ser puro, bom e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto. Ao contrário de muitos de seus contemporâneos, o pensador não concordava totalmente com o elogio da razão humana. Para ele, só o amor tinha força salvadora, capaz de levar o homem a plena realização moral. Isto é, encontrar conscientemente dentro de si, a essência divina que lhe dá liberdade. Pestalozzi foi um dos pioneiros da educação moderna, influenciando profundamente todas as correntes educacionais, e longe está de deixar de ser uma referência. Fundou escolas, cativava a todos para a causa de uma educação capaz de atingir o povo, nem tempo em que o ensino era privilégio exclusivo. Para Pestalozzi o professor tinha que manter uma postura amorosa, estimulando a iniciativa dos alunos e seu comportamento. Porém, para atual conjuntura, vemos que não é fácil atuar como profissional da educação, onde o modelo de um bom lar está muito distante da realidade social e família fragmentadas. O professor agiu como com amorosidade, incentivando ao crescimento e evolução, porém quando saem da escola, os conceitos muitas vezes se perdem por não ter seguimento. As ideias de Pestalozzi têm repercutido na educação e na pedagogia moderna. Pestalozzi é um efeito, o criador da escola do povo, da escola popular, não somente no sentido puramente caridoso, generoso. A educação tem uma finalidade própria que não é outra que a humanização do homem.


kelly Pereira Oct 25 2012 02:31:02:000PM
Para Pestalozzi a afetividade não se desvincula da educação, não tem como educar, obter um resultado satisfatório sem ser caridoso, generoso, no espírito social. Para  ele, a humanização do homem tem relação direta e intrínseca na educação.



A prática pedagógica de Pestalozzi sempre valorizou o ideal do educador, isto é, a educação poderia mudar a terrível condição de vida do povo. Para Pestalozzi, o desenvolvimento é orgânico, sendo que a criança se desenvolve por leis definidas; os poderes infantis brotam de dentro para fora; os poderes inatos, uma vez despertados, lutam para se desenvolver até a maturidade; a gradação deve ser respeitada; o método deve seguir a natureza; o professor é comparado ao jardineiro que providencia as condições para a planta crescer; a educação sensorial é fundamental e os sentidos devem estar em contato direto com os objetos; a mente é ativa.
VANIRA VIEIRA DE FRANcA
Enviada em Oct 27 2012 10:59:00:000AM


VYGOTSKY
 
Lev Semenovich Vygotsky (1896–1934) fez seus estudos na Universidade de Moscou para tornar-se professor de literatura. O objetivo de suas pesquisas iniciais foi criação artística. Foi só a partir de 1924 que sua carreira mudou drasticamente, passando Vygotsky a dedicar-se a psicologia evolutiva, educação e psicopatologia. A partir daí ele concentrou-se nessas áreas e produziu obras em ritmo intenso até sua morte prematura em 1934, devido a tuberculose. Devido a vários fatores, inclusive a tensão política entre os Estados Unidos e a União Soviética após a última guerra, o trabalho de Vygotsky permaneceu desconhecido a grande parte do mundo ocidental durante décadas. Quando a Guerra Fria acabou, este incrível patrimônio de conhecimento deixado por Vygotsky começou a ser revelado. O nome de Vygotsky hoje dificilmente deixa de aparecer em qualquer discussão séria sobre processos de aprendizado.
Vygotsky estava preocupado em entender a relação entre as ideias que as pessoas desenvolvem e o que dizem ou escrevem. Não o  fez apenas especulando em uma mesa de escritório, mas foi a campo, pesquisou, fez experiências. Vygotsky desenvolveu inúmeros conceitos fundamentais para que compreendamos a origem de nossas concepções e a forma como as exprimimos: “pensamento egocêntrico”, “pensamento socializado”, “conceito espontâneo”, “conceito científico”, “discurso interior”, “discurso exteriorizado”, e tantos outros.
De acordo com Vygotsky, todas as atividades cognitivas básicas do indivíduo ocorrem de acordo com sua história social e acabam se constituindo no produto do desenvolvimento histórico-social de sua comunidade (Luria, 1976). Portanto, as habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo não são determinadas por fatores congênitos. São isto sim, resultado das atividades praticadas de acordo com os hábitos sociais da cultura em que o indivíduo se desenvolve. Consequentemente, a história da sociedade na qual a criança se desenvolve e a história pessoal desta criança são fatores cruciais que vão determinar sua forma de pensar. Neste processo de desenvolvimento cognitivo, a linguagem tem papel crucial na determinação de como a criança vai aprender a pensar, uma vez que formas avançadas de pensamento são transmitidas à criança através de palavras (Murray Thomas, 1993).
Para Vygotsky, um claro entendimento das relações entre pensamento e língua é necessário para que se entenda o processo de desenvolvimento intelectual. Linguagem não é apenas uma expressão do conhecimento adquirido pela criança.
Um dos princípios básicos da teoria de Vygotsky é o conceito de "zona de desenvolvimento próximo". Zona de desenvolvimento próximo representa a diferença entre a capacidade da criança de resolver problemas por si própria,  e a capacidade de resolvê-los com ajuda de alguém. A ideia de zona de desenvolvimento próximo é de grande relevância em todas as áreas educacionais. Uma implicação importante é a de que o aprendizado humano é de natureza social e é parte de um processo em que a criança desenvolve seu intelecto dentro da intelectualidade daqueles que a cercam (Vygotsky, 1978). De acordo com Vygotsky, uma característica essencial do aprendizado é que ele desperta vários processos de desenvolvimento internamente, os quais funcionam apenas quando a criança interage em seu ambiente de convívio.
 
Lev Semenovich Vygotsky
 (1896–1934)
 
PENSAMENTO
E LINGUAGEM
Lev Semenovich Vygotsky
Para quem se interessa por entender as ideologias, comunicação, aprendizagem, doutrinação, persuasão esta é uma obra básica e indispensável.
FRANCISCA DAS CHAGAS MENEZES SUGIMOTO
Enviada em Oct 26 2012 08:41:15:000PM

neuza maria pereira de ataide Oct 25 2012 11:22:26:000AM

PIAGET
Foi um biólogo cientista que revolucionou e contribuiu para o avanço significativo da aprendizagem o a educação e confrontando a dos adultos. Até meados do século XX influenciou com seus experimentos o campo da educaçãoo. Ele não criou método educacional, mas dedicou parte da sua vida à científica do processo de conhecimento dos seres humanos. Piaget criou uma investigação chamada epistemologia genética, que é centrada no desenvolvimento da criança. Ele retrata que o pensamento infantil passa pelos estágios que vai do nascimento até o início da adolescência,sua contribuição foi estudar o raciocínio lógico-matemático.
            Suas descobertas tiveram importância na pedagogia, uma vez que para ele a criança aprende o que ela tem condição de absorver, respeitando os estágios cognitivos pois para ele a criança aprende a partir de suas descobertas. Nisso se constrói a corrente construtivista. Para Piaget as crianças não pensam como os adultos, tudo depende da maturidade psicológica o que é chamado de assimilação e acomodação. Assimilação é o momento em que se incorporam objetos do mundo exterior a esquemas mentais preexistentes. Já a acomodação e modificação do sistema de assimilação por influência do mundo exterior.
            A maturação do pensamento para Piaget há quatro desenvolvimentos cognitivos sensório-motor:
·         1º estágio - 0 ao 2 anos de idade;
·         2º estágio - 2 ao 7 anos de idade;
·         3º estágio - 7 ao 12 anos de idade;
·         4º estágio – a partir dos 12 anos de idade.
Piaget conclui que o trabalho de educar crianças não é mera transmissão de conteúdo mas favorecer as atividades mentais do aluno.



Piaget também influenciou, de certa forma, no campo da ciência da computação, pois Seymour Papert, um matemático, também educador, usou o trabalho de Piaget para desenvolver a linguagem de programação Logo, que é voltada principalmente, para educação de crianças, jovens e até adultos.




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