sábado, 27 de outubro de 2012

Ufa! Estamos na reta final do curso do PROINFO e com muitas atividades para fazer. No entanto encontrei um tempinho para postar minhas últimas atividades que estavam um poooouquinhooooo atrasadas. Como estou de férias até dia 30 de outubro consegui por em dias as mesmas.

Essa atividade foi uma das primeiras do curso: Reflexões Iniciais

Você professor, já parou para refletir como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na escola na última década no sentido de atender a essas novas demandas? Como se sente diante desse novo desafio? Como vem sendo sua pratica? E sua postura diante de aprender ao longo da vida e das novas formas de “letramento/alfabetização”?



REFLEXÕES INICIAIS


A internet e as tecnologias digitais fizeram surgir um novo contexto social, como sociedade da  informação ou sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem. Um mundo de fluxo intenso de informações e mudanças. Uma nova era que oferece um leque de possibilidades de aprender em que o espaço físico da escola deixa de ser o local exclusivo para a construção do conhecimento e preparação do cidadão para a vida ativa.
O desafio imposto a escola por esta nova sociedade é imenso: ser capaz de desenvolver no aluno competências para participar e interagir num mundo global, altamente competitivo que valoriza o ser flexível, criativo, capaz de encontrar soluções inovadoras para os problemas do amanhã, ou seja, a capacidade de compreendermos que a aprendizagem não é um processo
estático mas algo  que deve acontecer ao longo da vida.
Para isso não basta o professor ter competências tecnológicas, mas sobretudo, possuir competência pedagógica para que possa fazer uma leitura crítica das informações que se apresentam desorganizadas e difusas na rede. Quanto ao aluno, é imprescindível que possua competências cognitivas necessárias para transcender do pensamento elementar e alcançar o pensamento crítico, que envolve a reorganização dinâmica do conhecimento de formas significativas e utilizáveis.
Vários desafios se levantam. O primeiro é tentar garantir a democratização do acesso as mais variadas formas, meios e fontes por onde circula a informação para que possamos construir uma sociedade com mais igualdades. Por outro lado devemos desenvolver competências e habilidades para transformar essa informação em conhecimento e assim desenvolvermos o gosto por aprender ao longo da vida, tendo em conta valores, como a solidariedade, o respeito, a diversidade, a interação, a colaboração, a criatividade e sobretudo, a nossa capacidade de ousar, de inventar, de inovar e, ao mesmo tempo de sermos capazes de avaliar os riscos dos nossos atos.
Na sala de aula, cada um de nós, professores e educadores, tem muito a fazer.  Importante começar hoje mesmo a mudar as práticas, a pensar em formas alternativas de contribuir para a formação de cidadãos responsáveis e ativos na sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem. Uma sociedade digital que dá inúmeras oportunidades mas que é exigente, competitiva e extremamente volátil. Todos, temos de ajudar a escola a preparar o futuro e a responsabilidade é de todos e cada um de nós.

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