quarta-feira, 7 de novembro de 2012




ATIVIDADE REALIZADA NO CURSO


 PLANO DE AULA
1. Identificação
Nome das cursistas
Claudia Gomes, Mônica  Simões, Rosana Lima e Vanira Vieira
Nome da Escola: Centro de Educação Infantil 01 Local: Brazlândia – Distrito  Federal         
           
2. Título/Tema da sugestão de aula
Matemática para criança - Noções de GRANDEZAS, MEDIDAS E FRAÇÃO

3. Estrutura curricular – Nível de ensino
Educação Infantil – I e II período                Ensino fundamental – 1º ao 2º ano

4. Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?

Lógico Matemático
 – Perceber a transformação na confecção da massinha;
 - Identificação da forma geométrica CÍRCULO;
 - Desenvolver as noções de inteiro e metade;
 - realizar atividades com massa de modelar, onde se compare tamanhos, pesos e espessuras;
 - Noções de fração através de material concreto.

5. Duração das atividades
Por se tratar de alunos com faixa etária entre quatro e sete anos, faz-se necessário que o tema proposto seja trabalho de forma lúdica e atrativa por aproximadamente 4 dias, sendo  mais ou menos duas horas por dia  respeitando o ritmo da turma.
  
6. Conhecimentos prévios
- A atenção e concentração
- Desenvolvimento da coordenação motora fina

7. Estratégias e recursos

1º Dia: Transformação – trabalhar em sala a receita da massa de modelar, apresentando os ingredientes e quantidades utilizadas, de forma que as crianças amassem sua própria massa chamando atenção para a transformação quando da mistura dos ingredientes sólidos e líquidos;
2º Dia: Manuseio pelos alunos da massa produzida na aula anterior, explorar a textura, peso, espessura, a forma geométrico “circulo”, levando os alunos a imaginarem que estão fazendo pizza, que deverá ser dividida conforme comando do professor. Comando esse que pode ser dado através de uma história (problema matemático);
3º Dia: Utilização dos termos, inteiro e metade através da continuidade da historia da aula anterior e ainda com o uso da massa de modelar. As crianças deverão ser motivadas a criar os meios para chegar à solução da problemática proposta;
4º Dia: Realizar o registro da aula através de cartaz, fotografias do processo de construção da receita, do manuseio e dos comandos durante todos os dias.
5º Dia: Exploração das fotos, cartazes e relatos de todos os participantes visando avaliação;
8. Recursos – enriqueça sua aula
Receita de massa de modelar;
Registros das aulas através de cartazes e fotografias;
Currículo da Educação Infantil – www.se.df.gov.br
9. Recursos complementares


10. Avaliação
Conforme o currículo da Educação Básica “a avaliação na Educação infantil e no Ensino fundamental anos finais, baseia-se na observação e no acompanhamento das atividades individuais e coletivas”, serão realizados ainda registros sistemáticos durante período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário