ATIVIDADE REALIZADA NO CURSO
PLANO DE AULA
1. Identificação
Nome das cursistas
|
Claudia Gomes, Mônica Simões, Rosana Lima e Vanira Vieira
|
Nome da Escola: Centro de Educação Infantil 01 Local: Brazlândia
– Distrito Federal
|
2. Título/Tema da sugestão
de aula
Matemática para criança - Noções de GRANDEZAS, MEDIDAS E FRAÇÃO
|
3. Estrutura curricular –
Nível de ensino
Educação Infantil – I e II período Ensino fundamental – 1º ao 2º ano
|
4. Objetivo (s) – o que o
aluno poderá aprender com esta aula?
Lógico Matemático
– Perceber a
transformação na confecção da massinha;
- Identificação da forma
geométrica CÍRCULO;
- Desenvolver as noções
de inteiro e metade;
- realizar atividades com
massa de modelar, onde se compare tamanhos, pesos e espessuras;
- Noções de fração
através de material concreto.
|
5. Duração das atividades
Por se tratar de alunos com faixa etária entre quatro e sete
anos, faz-se necessário que o tema proposto seja trabalho de forma lúdica e
atrativa por aproximadamente 4 dias, sendo mais ou menos duas horas por dia respeitando o ritmo da turma.
|
6. Conhecimentos prévios
- A atenção e concentração
- Desenvolvimento da coordenação motora fina
|
7. Estratégias e recursos
1º Dia: Transformação – trabalhar em sala a receita da massa de
modelar, apresentando os ingredientes e quantidades utilizadas, de forma que
as crianças amassem sua própria massa chamando atenção para a transformação
quando da mistura dos ingredientes sólidos e líquidos;
2º Dia: Manuseio pelos alunos da massa produzida na aula
anterior, explorar a textura, peso, espessura, a forma geométrico “circulo”,
levando os alunos a imaginarem que estão fazendo pizza, que deverá ser
dividida conforme comando do professor. Comando esse que pode ser dado
através de uma história (problema matemático);
3º Dia: Utilização dos termos, inteiro e metade através da
continuidade da historia da aula anterior e ainda com o uso da massa de
modelar. As crianças deverão ser motivadas a criar os meios para chegar à
solução da problemática proposta;
4º Dia: Realizar o registro da aula através de cartaz,
fotografias do processo de construção da receita, do manuseio e dos comandos
durante todos os dias.
5º Dia: Exploração das fotos, cartazes e relatos de todos os
participantes visando avaliação;
|
8. Recursos – enriqueça sua
aula
Receita de massa de modelar;
Registros das aulas através de cartazes e fotografias;
|
9. Recursos complementares
|
10. Avaliação
Conforme o currículo da Educação Básica “a avaliação na Educação
infantil e no Ensino fundamental anos finais, baseia-se na observação e no
acompanhamento das atividades individuais e coletivas”, serão realizados
ainda registros sistemáticos durante período.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário