Governo
do Distrito Federal
Secretaria
de Estado de Educação do Distrito Federal
Escola
de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação
PROJETO FINAL DE CURSO
1. Identificação
Nome das cursistas
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Claudia Gomes, Kátia Maria, Kelly Pereira, Mônica Simões, Rosana
Lima, Sorahia Oliveira, Telma Maria e Vanira Vieira
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Nome da Escola: Centro de Educação Infantil 01 Local: Brazlândia
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2. Título/Tema da sugestão de aula
O bom uso das TIC’s na Educação Infantil – Formando o professor
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3. Estrutura curricular – Nível de ensino
Educação Infantil – I e II período
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4. Justificativa
A humanidade vem passando por diversas fases de evoluções
tecnológicas. Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades
tecnológicas surgiram como uma alternativa da era moderna, facilitando a
educação através da inclusão digital, com a inserção de computadores nas
escolas, o que pode facilitar e aperfeiçoar o uso da tecnologia pelos alunos,
o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as
dimensões da vida humana, além de capacitar os professores por meio da
criação de redes e comunidades virtuais. Considerando tais evoluções
percebemos que a escola não pode permanecer alheia a esses fatos e que a globalização e o conceito de
competitividade implicam que saibamos formar cidadãos, com competências para
utilizar em suas vidas todos esses meios que essa evolução nos propicia, e
que a educação infantil, por ser a base da vida escolar, não pode ficar de
fora. Percebemos ainda que apesar dos ambientes escolares ainda estarem longe
de uma qualidade, quando se trata de equipamentos e meios tecnológicos
precisamos saber utilizar o pouco que temos de forma a inovar nossa prática
pedagógica, sendo assim pensamos nesse projeto no intuído de potencializar a
troca de saberes e o bom uso dos recursos tecnológicos da nossa escola.
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5. Objetivo (s)
6. Duração das atividades
O projeto será desenvolvido durante todo ano letivo, sendo necessários
avaliação e redirecionamento ao final do primeiro semestre.
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7. Estratégias e recursos
Para realização desse projeto serão promovidos estudos teóricos
aliado a experiências práticas o que consiste na aplicação do subprojeto: “Coordenação coletiva um meio de
aprendizagem”
Objetivo Geral: Promover a troca de experiências entre o corpo docente, no que
diz respeito ao uso dos equipamentos tecnológicos da unidade escolar visando
refletir sobre a prática pedagógica de forma a aperfeiçoar o trabalho dos
profissionais da educação infantil dentro do contexto da comunidade que é
atendida pela unidade de ensino.
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8. Recursos
Estudos teóricos que
fundamentem a importância das TIC’S, sites, vídeos, fórum, bate papo,
aparelhos Multimídia, etc.
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9. Recursos complementares
Palestras da equipe do NTE, pesquisa de campo em escolas com
experiências exitosas.
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10. Avaliação
Dar-se-á:
Através do acompanhamento
das atividades individuais e coletivas;
Através da realização de registros
sistemáticos durante o período de duração do projeto Portfólio.
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ANEXOS
Subprojeto:
Coordenação
Pedagógica compartilhada, um momento de aprendizagem.
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Justificativa:
Diante da
necessidade que os profissionais de Educação têm de estarem enriquecendo e
refletindo sobre sua prática pedagógica, bem como aprofundando seus
conhecimentos, fez-se necessário à criação deste projeto que dará suporte no
desempenho das atividades desta unidade de ensino.
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Objetivo geral;
Promover a troca de experiências entre o corpo docente, no que
diz respeito ao uso dos equipamentos tecnológicos da unidade escola visando
refletir sobre a prática pedagógica, de forma a aperfeiçoar o trabalho dos
profissionais da educação infantil dentro do contexto da comunidade que é
atendida pela unidade de ensino.
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Objetivo específico;
Ø Proporcionar troca de experiências;
Ø Promover a valorização do professor e demais funcionários,
através da capacitação em serviço;
Ø Acompanhar o desempenho e entrosamento do corpo docente;
Ø Subsidiar a prática pedagógica através de sugestões sobre o uso
de ferramentas tecnológicas existentes na escola considerando as
especificidades das turmas;
Ø Incentivar os professores a buscarem aprofundamento teórico e
estudo coletivo para o uso dos mesmos;
Ø Promover aproximação entre colegas de trabalho visando um
ambiente mais cooperativo e realmente coletivo envolvendo também o corpo
auxiliar da escola.
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Puplico alvo:
Todo o corpo docente e funcionários da Unidade de Ensino.
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Meta:
Ø
Proporcionar ao professor
e demais funcionários, meios para que tenha conhecimentos, habilidades,
atitudes, interesses e motivações sempre enriquecidas e sempre bem
atualizadas, sendo fundamental que realize um trabalho consciente e seguro e
que, sobretudo, seja capaz de trabalhar com destreza diante de incomparáveis
e variadas situações que surgem no desenvolver do processo educacional.
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Descrição da ação:
Ø
Determinar coordenação
coletiva conforme portaria da SEDF, de forma planejada e previamente
organizada;
Ø
Através de cronograma
elaborado coletivamente, cada dupla de professores estará apresentando
práticas de sucesso em sua sala, relacionando as competências e habilidades
que serão desenvolvidas à luz do currículo e dos meios tecnológicos
existentes ou não na escola;
Ø
Leitura e reflexão teórica
de livros e textos que fundamentem a prática pedagógica com uso das TIC’s ;
Ø
Apresentar trabalhos de
sucesso através de projetos pedagógicos surgidos na turma, promovendo estudo
sobre o tema e incentivando a participação em concursos, exposições e
seminários;
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Recursos necessários:
1 - Humanos:
-
Equipe da direção e
coordenadores;
-
Professores;
-
Palestrante com
conhecimentos nas diversas áreas e
temas;
2 – Materiais:
-
Legislação educacional;
-
Apostilas, pincéis,
materiais de sucata, currículo;
-
Equipamentos audiovisuais;
-
Apostilas, copiadoras,
impressora, tinta preta e colorida para impressora;
-
Máquina fotográfica,
cartazes, álbuns;
-
Livros diversos para
pesquisa e fundamentação teórica das atividades
-
Computadores e internet
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Período de execução:
Nas
quartas-feiras, conforme orientação da Secretaria de Estado de Educação
durante todo o ano letivo de 2012/2013.
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Acompanhamento e avaliação:
A avaliação se
dará através de relatórios, fotos, avaliação escrita, filmagens das
atividades desenvolvidas nas coordenações coletivas no decorrer do ano letivo
de maneira processual, coletiva e individual e através de auto avaliação e construção de portfólio coletivo.
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Observações: Todo projeto
permeia a necessidade de um trabalho coletivo e acima de tudo cooperativo,
respeitando sempre as diferenças individuais e o diálogo. Na construção desse
projeto percebemos que há necessidade que nós professores reconheçamos a
necessidade de novas aprendizagens e de atualização, buscando assim práticas
pedagógicas atuais e em conformidade com a evolução dos nossos alunos. Faz-se
necessário, pois que nós deixemos esse medo , seja pelo desconhecimento do manuseio
de alguns aparelhos e equipamentos , seja pelo desconhecimento dos benefícios
do uso adequado dos mesmos, de nos envolvermos nesse novo ambiente onde os
recursos e as informações se desenvolvem de forma muito rápida, só assim
teremos uma prática pedagógica atrativa e interessante, conquistando e
envolvendo TODOS os nossos alunos.
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