Essa atividade foi uma das primeiras do curso: Reflexões Iniciais
Você professor, já parou para refletir como a escola se coloca diante deste novo panorama da sociedade? O que você acha que mudou na escola na última década no sentido de atender a essas novas demandas? Como se sente diante desse novo desafio? Como vem sendo sua pratica? E sua postura diante de aprender ao longo da vida e das novas formas de “letramento/alfabetização”?
REFLEXÕES INICIAIS
A internet e as tecnologias
digitais fizeram surgir um novo contexto social, como sociedade da informação ou sociedade do conhecimento ou
ainda sociedade da aprendizagem. Um mundo de fluxo intenso de informações e
mudanças. Uma nova era que oferece um leque de possibilidades de aprender em
que o espaço físico da escola deixa de ser o local exclusivo para a construção
do conhecimento e preparação do cidadão para a vida ativa.
O desafio imposto a escola por
esta nova sociedade é imenso: ser capaz de desenvolver no aluno competências
para participar e interagir num mundo global, altamente competitivo que
valoriza o ser flexível, criativo, capaz de encontrar soluções inovadoras para
os problemas do amanhã, ou seja, a capacidade de compreendermos que a
aprendizagem não é um processo
estático mas algo que deve acontecer ao longo da vida.
Para isso não basta o
professor ter competências tecnológicas, mas sobretudo, possuir competência pedagógica
para que possa fazer uma leitura crítica das informações que se apresentam
desorganizadas e difusas na rede. Quanto ao aluno, é imprescindível que possua
competências cognitivas necessárias para transcender do pensamento elementar e
alcançar o pensamento crítico, que envolve a reorganização dinâmica do
conhecimento de formas significativas e utilizáveis.
Vários desafios se levantam. O
primeiro é tentar garantir a democratização do acesso as mais variadas formas,
meios e fontes por onde circula a informação para que possamos construir uma
sociedade com mais igualdades. Por outro lado devemos desenvolver competências
e habilidades para transformar essa informação em conhecimento e assim
desenvolvermos o gosto por aprender ao longo da vida, tendo em conta valores,
como a solidariedade, o respeito, a diversidade, a interação, a colaboração, a
criatividade e sobretudo, a nossa capacidade de ousar, de inventar, de inovar
e, ao mesmo tempo de sermos capazes de avaliar os riscos dos nossos atos.
Na sala de aula, cada um de
nós, professores e educadores, tem muito a fazer. Importante começar hoje mesmo a mudar as
práticas, a pensar em formas alternativas de contribuir para a formação de
cidadãos responsáveis e ativos na sociedade da informação, do conhecimento e da
aprendizagem. Uma sociedade digital que dá inúmeras oportunidades mas que é
exigente, competitiva e extremamente volátil. Todos, temos de ajudar a escola a
preparar o futuro e a responsabilidade é de todos e cada um de nós.
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