quarta-feira, 7 de novembro de 2012

SESSÃO NOSTALGIA!!





                                                              COMERCIAIS ANTIGOS

     
                                              


                                          


LÁ EM CASA TINHA QUASE TODOS!!!!!!!!! E FUNCIONAVAM QUE ERA UMA BELEZA!!!!!!!! TENHO SAUDADES, MAS TAMBÉM AMO A TECNOLOGIA MODERNA!!!!!!!!


NÃO TEM JEITO, VAMOS NOS CONECTAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! EM HOMENAGEM AO NOSSO CURSO!!


BETO GUEDES TUDO DE BOM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!







AMANHÃ SERÁ UM LINDO DIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


ESSA MÚSICA ERA O HINO DO RODEADOR


ESSA É DO BAÚ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUE SAUDADES DESSA ÉPOCA!!!!!!!!!

                                                  A  GENTE ERA FELIZ E NÃO SABIA!

                        NOSSO UNIFORME ERA ÚNICO E MUUUUUUIIIITO MODERNO!!!!

AMO ESSA MÚSICA!!!!!!!! MINHA HISTÓRIA!!!!!!!!!

ENTENDA MELHOR O PROJETO...


TIC’S NA EDUCAÇÃO INFANTIL


O projeto será aplicado em uma escola de educação infantil com alunos na faixa etária entre 4 e cinco anos. Todas as turmas participarão do projeto, sendo que poderão surgir subprojetos conforme interesse da turma. Como exemplo desses subprojetos, citamos dois que já foram aplicados: matemática para criança - noções de grandezas medidas e fração; e Arte e Música – Hino Nacional ao ritmo do Olodum. Esse projeto tem como objetivos promover o uso das tecnologias de forma eficiente nas turmas de educação infantil e proporcionar acesso dos alunos aos meios tecnológicos existentes na escola para melhoria na aprendizagem. Para aplicação do projeto serão utilizados Vídeos da internet, filmagem dos alunos no desenvolvimento das atividades, músicas, fotografias e imagens diversas, apresentação de filmes que envolvam os temas bem como exemplos para facilitar o entendimento dos alunos. Para apresentação do projeto utilizaremos o Power Point.

O PROJETO FINAL, AFINAL!!!!!!!!


Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais de Educação

 PROJETO FINAL DE CURSO
1. Identificação
Nome das cursistas
Claudia Gomes, Kátia Maria, Kelly Pereira, Mônica Simões, Rosana Lima, Sorahia Oliveira, Telma Maria e Vanira Vieira
Nome da Escola: Centro de Educação Infantil 01 Local: Brazlândia
           
2. Título/Tema da sugestão de aula
O bom uso das TIC’s na Educação Infantil – Formando o professor

3. Estrutura curricular – Nível de ensino
Educação Infantil – I e II período               

4. Justificativa
         A humanidade vem passando por diversas fases de evoluções tecnológicas. Em se tratando de informação e comunicação, as possibilidades tecnológicas surgiram como uma alternativa da era moderna, facilitando a educação através da inclusão digital, com a inserção de computadores nas escolas, o que pode facilitar e aperfeiçoar o uso da tecnologia pelos alunos, o acesso a informações e a realização de múltiplas tarefas em todas as dimensões da vida humana, além de capacitar os professores por meio da criação de redes e comunidades virtuais. Considerando tais evoluções percebemos que a escola não pode permanecer alheia a esses fatos e que a globalização e o conceito de competitividade implicam que saibamos formar cidadãos, com competências para utilizar em suas vidas todos esses meios que essa evolução nos propicia, e que a educação infantil, por ser a base da vida escolar, não pode ficar de fora. Percebemos ainda que apesar dos ambientes escolares ainda estarem longe de uma qualidade, quando se trata de equipamentos e meios tecnológicos precisamos saber utilizar o pouco que temos de forma a inovar nossa prática pedagógica, sendo assim pensamos nesse projeto no intuído de potencializar a troca de saberes e o bom uso dos recursos tecnológicos da nossa escola.

5. Objetivo (s)

 * Proporcionar troca de experiências entre os professores da escola, quanto ao uso dos equipamentos no dia-a-dia da sala de aula através de coordenações coletivas (capacitação em serviço);
 *   Garantir o uso de meios tecnológicos na prática pedagógica, bem como buscar condições de adquirir e manter os já existentes;
*       Possibilitar aos alunos condições de acesso e utilização dos meios tecnológicos para construção das habilidades necessárias para um bom desenvolvimento cognitivo;
*       Promover uma educação que respeite as diferenças, utilizando os recursos tecnológicos como promotores de igualdade e inclusão.


6. Duração das atividades
O projeto será desenvolvido durante todo ano letivo, sendo necessários avaliação e redirecionamento ao final do primeiro semestre.
  
7. Estratégias e recursos
Para realização desse projeto serão promovidos estudos teóricos aliado a experiências práticas o que consiste na aplicação do subprojeto: “Coordenação coletiva um meio de aprendizagem
Objetivo Geral: Promover a troca de experiências entre o corpo docente, no que diz respeito ao uso dos equipamentos tecnológicos da unidade escolar visando refletir sobre a prática pedagógica de forma a aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da educação infantil dentro do contexto da comunidade que é atendida pela unidade de ensino.
8. Recursos
 Estudos teóricos que fundamentem a importância das TIC’S, sites, vídeos, fórum, bate papo, aparelhos Multimídia, etc.
9. Recursos complementares
Palestras da equipe do NTE, pesquisa de campo em escolas com experiências exitosas.
10. Avaliação
Dar-se-á:
*       Através do acompanhamento das atividades individuais e coletivas;
*       Através da realização de registros sistemáticos durante o período de duração do projeto Portfólio.

ANEXOS
Subprojeto:

Coordenação Pedagógica compartilhada, um momento de aprendizagem.

Justificativa:
      Diante da necessidade que os profissionais de Educação têm de estarem enriquecendo e refletindo sobre sua prática pedagógica, bem como aprofundando seus conhecimentos, fez-se necessário à criação deste projeto que dará suporte no desempenho das atividades desta unidade de ensino.
Objetivo geral;
       Promover a troca de experiências entre o corpo docente, no que diz respeito ao uso dos equipamentos tecnológicos da unidade escola visando refletir sobre a prática pedagógica, de forma a aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da educação infantil dentro do contexto da comunidade que é atendida pela unidade de ensino.
Objetivo específico;
Ø Proporcionar troca de experiências;
Ø Promover a valorização do professor e demais funcionários, através da capacitação em serviço;
Ø Acompanhar o desempenho e entrosamento do corpo docente;
Ø Subsidiar a prática pedagógica através de sugestões sobre o uso de ferramentas tecnológicas existentes na escola considerando as especificidades das turmas;
Ø Incentivar os professores a buscarem aprofundamento teórico e estudo coletivo para o uso dos mesmos;
Ø Promover aproximação entre colegas de trabalho visando um ambiente mais cooperativo e realmente coletivo envolvendo também o corpo auxiliar da escola.

Puplico alvo: 
    Todo o corpo docente e funcionários da Unidade de Ensino.
Meta:
Ø  Proporcionar ao professor e demais funcionários, meios para que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses e motivações sempre enriquecidas e sempre bem atualizadas, sendo fundamental que realize um trabalho consciente e seguro e que, sobretudo, seja capaz de trabalhar com destreza diante de incomparáveis e variadas situações que surgem no desenvolver do processo educacional.
Descrição da ação:
Ø  Determinar coordenação coletiva conforme portaria da SEDF, de forma planejada e previamente organizada;
Ø  Através de cronograma elaborado coletivamente, cada dupla de professores estará apresentando práticas de sucesso em sua sala, relacionando as competências e habilidades que serão desenvolvidas à luz do currículo e dos meios tecnológicos existentes ou não na escola;
Ø  Leitura e reflexão teórica de livros e textos que fundamentem a prática pedagógica com uso das TIC’s ;
Ø  Apresentar trabalhos de sucesso através de projetos pedagógicos surgidos na turma, promovendo estudo sobre o tema e incentivando a participação em concursos, exposições e seminários;
Recursos necessários:
1 - Humanos:
-          Equipe da direção e coordenadores;
-          Professores;
-          Palestrante com conhecimentos nas diversas áreas  e temas;
2 – Materiais:
-          Legislação educacional;
-          Apostilas, pincéis, materiais de sucata, currículo;
-          Equipamentos audiovisuais;
-          Apostilas, copiadoras, impressora, tinta preta e colorida para impressora;
-          Máquina fotográfica, cartazes, álbuns;
-          Livros diversos para pesquisa e fundamentação teórica das atividades
-          Computadores e internet
Período de execução:
           Nas quartas-feiras, conforme orientação da Secretaria de Estado de Educação durante todo o ano letivo de 2012/2013.
Acompanhamento e avaliação:
          A avaliação se dará através de relatórios, fotos, avaliação escrita, filmagens das atividades desenvolvidas nas coordenações coletivas no decorrer do ano letivo de maneira processual, coletiva e individual e através de auto avaliação  e construção de portfólio coletivo.
Observações: Todo projeto permeia a necessidade de um trabalho coletivo e acima de tudo cooperativo, respeitando sempre as diferenças individuais e o diálogo. Na construção desse projeto percebemos que há necessidade que nós professores reconheçamos a necessidade de novas aprendizagens e de atualização, buscando assim práticas pedagógicas atuais e em conformidade com a evolução dos nossos alunos. Faz-se necessário, pois que nós deixemos esse medo , seja pelo desconhecimento do manuseio de alguns aparelhos e equipamentos , seja pelo desconhecimento dos benefícios do uso adequado dos mesmos, de nos envolvermos nesse novo ambiente onde os recursos e as informações se desenvolvem de forma muito rápida, só assim teremos uma prática pedagógica atrativa e interessante, conquistando e envolvendo TODOS os nossos alunos.

MATEMÁTICA!!!!!!!!! QUE BICHO É ESSE????????


O projeto que estou participando na escola envolve a Matemática que nunca foi o meu forte, afinal sempre a considerei  um “monstro”.  Acredito que isso se aplica pelo fato de que “aprendi” Matemática de forma muito abstrata.  Mas hoje vejo que não é exatamente assim, pode ser algo bom e prazeroso de trabalhar, afinal a Matemática sempre fará parte de toda vida das pessoas. Penso que o ensino da Matemática, hoje está mais voltado para a sua aplicabilidade no cotidiano do aluno e não apenas em decorar fórmulas. Ao observar o modo de pensar das crianças entendo a maneira como ela constrói o seu conhecimento, então aprendo e só a partir daí que posso intervir oferecendo a ela elementos que possa desacomodar suas certezas ou reafirmá-las.  Ensinar Matemática é interagir com o mundo, buscar no dia-a-dia  os instrumentos para a aprendizagem. E porque não ensinar Matemática de forma lúdica? Ao ensinarmos de uma forma lúdica estamos proporcionando aos nossos alunos a construção de forma autônoma de seus conhecimentos.
 O desenvolvimento desse projeto está me ajudando a repensar, refletir e aprender novas abordagens para trabalhar com meus alunos e proporcionando aos mesmos construir seus próprios conhecimentos de forma lúdica e concreta.



ATIVIDADE REALIZADA NO CURSO


 PLANO DE AULA
1. Identificação
Nome das cursistas
Claudia Gomes, Mônica  Simões, Rosana Lima e Vanira Vieira
Nome da Escola: Centro de Educação Infantil 01 Local: Brazlândia – Distrito  Federal         
           
2. Título/Tema da sugestão de aula
Matemática para criança - Noções de GRANDEZAS, MEDIDAS E FRAÇÃO

3. Estrutura curricular – Nível de ensino
Educação Infantil – I e II período                Ensino fundamental – 1º ao 2º ano

4. Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?

Lógico Matemático
 – Perceber a transformação na confecção da massinha;
 - Identificação da forma geométrica CÍRCULO;
 - Desenvolver as noções de inteiro e metade;
 - realizar atividades com massa de modelar, onde se compare tamanhos, pesos e espessuras;
 - Noções de fração através de material concreto.

5. Duração das atividades
Por se tratar de alunos com faixa etária entre quatro e sete anos, faz-se necessário que o tema proposto seja trabalho de forma lúdica e atrativa por aproximadamente 4 dias, sendo  mais ou menos duas horas por dia  respeitando o ritmo da turma.
  
6. Conhecimentos prévios
- A atenção e concentração
- Desenvolvimento da coordenação motora fina

7. Estratégias e recursos

1º Dia: Transformação – trabalhar em sala a receita da massa de modelar, apresentando os ingredientes e quantidades utilizadas, de forma que as crianças amassem sua própria massa chamando atenção para a transformação quando da mistura dos ingredientes sólidos e líquidos;
2º Dia: Manuseio pelos alunos da massa produzida na aula anterior, explorar a textura, peso, espessura, a forma geométrico “circulo”, levando os alunos a imaginarem que estão fazendo pizza, que deverá ser dividida conforme comando do professor. Comando esse que pode ser dado através de uma história (problema matemático);
3º Dia: Utilização dos termos, inteiro e metade através da continuidade da historia da aula anterior e ainda com o uso da massa de modelar. As crianças deverão ser motivadas a criar os meios para chegar à solução da problemática proposta;
4º Dia: Realizar o registro da aula através de cartaz, fotografias do processo de construção da receita, do manuseio e dos comandos durante todos os dias.
5º Dia: Exploração das fotos, cartazes e relatos de todos os participantes visando avaliação;
8. Recursos – enriqueça sua aula
Receita de massa de modelar;
Registros das aulas através de cartazes e fotografias;
Currículo da Educação Infantil – www.se.df.gov.br
9. Recursos complementares


10. Avaliação
Conforme o currículo da Educação Básica “a avaliação na Educação infantil e no Ensino fundamental anos finais, baseia-se na observação e no acompanhamento das atividades individuais e coletivas”, serão realizados ainda registros sistemáticos durante período.