sábado, 27 de outubro de 2012

Outra atividade realizada no curso: Contextualizando as  mudanças

Querid@s professores,
Diante da necessidade de dialogar e compreender a realidade dos alunos, reflita sobre as questões apresentadas a seguir e explicite seu ponto de vista produ­zindo um pequeno texto a ser compartilhado noDiário de bordo com base em Entrevista realizada com Pedro Demo, sobre o tema: “Os desafios da linguagem no século XXI” Disponível em: http://www.nota10.com.br/noticia-detalhe/_Pedro-Demo-aborda-os-desafios-da-linguagem-no-seculo-XXI  Acessado em: 18 de outubro de 2012, que nos instiga a refletir sobre o desafio da superação do descompasso existente entre a cultura cotidiana do aprendiz e aquela vivenciada na escola. Será que conhecemos a realidade de nossos alunos?
 Pontos para sua reflexão:
-Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades?
-Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?
Boas reflexões,

Abraços,

André Rocha



Minhas reflexões


Contextualizando a mudança
Com os novos desafios apresentados pela sociedade tecnológica, torna-se importante refletir e repensar nossas práticas. Essa reflexão nos proporciona momentos de mudança significativa e crescimento pessoal. Como professora  em minha sala de aula procuro sempre abrir espaço  para que meus alunos expressem e troquem ideias, coloquem suas dúvidas e tenham a oportunidade para dar sugestões que possam enriquecer nossas aulas. Enfim, penso que desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos, deixando acontecer o ouvir e o falar. Acredito ser necessário existir canais de comunicação constante entre alunos e professor para que aconteça um aprendizado significativo e para que as aulas sejam proveitosas e fazer uso das novas tecnologias em sala de aula ou fora dela é um bom começo para essa prática.
O uso da internet aumenta de forma significativa a motivação, o interesse e a comunicação com os nossos alunos e a deles entre si, pois a partir disso, trazem mais sugestões, dúvidas e muitas novidades para serem discutidas em sala e enriquecer as aulas. Não podemos esquecer de outras tecnologias como vídeo, televisão, aparelho  de som, jornal, revista, livro, que são importantes na integração com a internet, pois integrar o novo com as técnicas convencionais também contribui para o sucesso e a construção da aprendizagem. Devemos   estar atentos para o uso das tecnologias disponíveis em nossa escola. Desta forma, poderemos criar novas estratégias que potencializará a aprendizagem de nossos alunos. Podemos criar vídeos, filmes, histórias, entre outros  com a participação do próprio aluno e que o mesmo seja autônomo em sua criação e construção do seu conhecimento. Para que isso ocorra, é importante nos dedicar ao conhecimento, e principalmente conhecer as tecnologias e sua importância, pois somos movidos por elas, que fazem parte do nosso dia-a-dia. E para oferecermos um trabalho de qualidade na escola em que atuamos, devemos estar sempre buscando o conhecimento para favorecer a todos.
O nosso maior interesse é a formação e principalmente a transformação de nosso aluno e para que isso ocorra existe a necessidade de uma conexão mais rápida entre os eixos educacionais, gerenciais e administrativos.
A partir da leitura e reflexão do texto, concordo com Pedro Demo quando afirma que “uma parte importante da aprendizagem acontece quando conseguimos integrar todas as tecnologias, as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, orais, musicais, lúdicas e corporais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário